Domingo, 11 de Novembro de 2012

Diferenças entre Maiko e Geisha

Diferenças entre Maiko e Geisha

 

 

O termo "maiko" não é ainda totalmente conhecido. Há ainda quem olhe para uma maiko e a defina como geisha. Não é bem assim, embora seja em parte verdade.

O termo "maiko" significa "criança da dança". Uma maiko é uma aprendiz de geisha, uma estudante que ainda está a aprender as artes e a treiná-las de forma a aperfeiçoar os seus movimentos. Ela estuda até 5 anos, e depois tem a sua cerimónia Erikae(mudança de colar) em que se torna geisha de pleno direito. O termo Geisha ou Geiko significa "pessoa das artes", e quando a maiko se torna uma, irá ser ainda mais respeitada e irá também ensinar as suas irmãs mais novas na aprendizagem. Mas estas não são as únicas diferenças, pois cada uma tem a sua forma especifíca de vestir e o seu penteado único, e posso até dizer que tudo o que precisamos de saber sobre uma maiko ou uma geisha está descrito nessas duas coisas. Tudo numa maiko indica a sua imaturidade e jovialidade, assim como tudo numa geisha nos indica a sua maturidade e reserva. As maiko usam cores fortes e vivas, enquanto as geishas usam cores suaves de tons pastéis, mas a primeira coisa a saber para distinguir ambas é sem dúvida as cores vermelho e branco.

 

Esquerda: Vermelho da Maiko.   Direita: Branco da Geisha

 

A cor vermelha é usada pelas maiko, pois é a cor da imaturidade e da pouca experiência, pode-se dizer que de certa forma aponta para a infância. Esta cor é usada em fitas de veludo ou shibori que a maiko ata ao seu cabelo trabalhado, no seu juban, nas fitas dos seus okobo e sobretudo no seu colar, ou gola por assim dizer, altamente bordado. essa gola é chamada de Haneri, e pode dizer-nos muito sobre o avanço na sua aprendizagem. O haneri é de seda vermelha bordada com motivos brancos. Uma maiko com um haneri praticamente sem bordados é uma maiko junior, que começou o seu treino à pouco tempo, e considera-se que uma maiko com poucos vislumbres de vermelho no seu colar e muito bordado branco é considerada sénior de forma a que irá estrear-se como geisha em breve. Uma forma de destinguir o seu rank é a partir da forma como os seus lábios estão pintados. Uma maiko quando começa o seu treino pinta apenas o seu lábio inferior com um pouco de vermelho. À medida que vai evoluindo, esse pouquinho vermelho vai começando a expandir-se até o lábio inferior estar quase totalmente pintado, de forma a que depois passará a pintar o lábio superior aos poucos, até este estar também preenchido, de forma a que podemos dizer que é uma maiko sénior. O seu kimono e obi são também extremamente importantes na sua definição. Todas as maikos usam hikifurisode, um tipo especial de furisode que tem uma "cauda" e arrasta no chão, e esse hikifurisode tem baínhas em ambas as mangas e ombros.

 

Foto de Milestone©

De notar nesta maiko, as baínhas nas mangas e ombros, assim como o obi comprido.

 

É engraçado notar que baínhas para kimono são usadas apenas em crianças, de forma a que quando elas ficarem mais crescidas se possam tirar as baínhas de forma a que o kimono possa ser utilizado o mais tempo possivél. Mais uma vez, este é um componente "infantil" do vestuário da maiko, que lhe dar um ar digamos que fofo e pequeno.

O seu obi é chamado de darari, ou seja, obi que pende. É um obi extremamente longo e largo, que no fim tem o kamon(brazão) da okiya a que a maiko pertence. O Obi pode ter variadíssimas cores e desenhos, desde flores a objetos, como brinquedos, maneki neko, lanternas, leques, entre muitos outros. A largura desde obi vai geralmente das axilas da maiko até às suas ancas, de forma a que o seu peito fica espartilhado e liso, novamente dando o ar pouco desenvolvido e infantil à aprendiz. Atrás o obi pode chegar quase ao chão, e o seu comprimento indica juventude. O obiage, que é um adorno para o obi, colocado um pouco acima do peito, também nos indica o seu status. É sempre vermelho com pinturas ou bordados, mas neste caso o que nos indica o nivél da maiko é o quão expandido está, sendo que nas maiko prestes a serem geishas, o obiage está praticamente escondido debaixo do obi, deixando apenas um pouco de vislumbre.

As tamancas da maiko são também referentes às meninas pequenas, como que se ela estivesse a usá-las para parecer mais alta. estas tamancas são designadas okobo e podem ter cerca de 30 cm de altura, que com o avançar da aprendizagem vão sendo trocados por okobos cada vez mais baixos. As cores das fitas dos okobo começam pelo vermelho e vão evoluido para cores mais claras e mais subtis. Os okobo tem pequenos gizos que soam quando a maiko anda, e é preciso prática para andar em cima deles correctamente sem cair.

No entanto, geralmente o penteado da maiko é o mais usado como ponto de referência do grau de maturidade e aprendizagem. Existem vários tipos de penteados, como o Wareshinobu, Ofuku, Katsuyama, Yakko-Shimada e Sakkou(que irei descrever melhor no próximo artigo). Esses penteados são feitos com o cabelo real da aprendiz.

 

 Pontos de referência de uma Maiko

 

A geisha usa unicamente uma katsura(peruca feita de cabelo humano), em estilo Taka Shimada. Este era um penteado usado únicamente por mulheres casadas, de forma a que simboliza não só a sua maturidade mas também o seu compromisso para com as artes.

A geisha usa hikitomesode e outros tipos de hikizuri(kimono que arrasta) de manga curtas, de tons claros como azul ou rosa bébé, creme e outros tons mais subtis. O branco é a sua cor. O seu haneri é todo branco bordado, significando que é adulta e sábia, assim como o seu obiage está apenas um pouco visivél sob o obi significando a sua descrição e seriedade. O seu obi não é longo como o da maiko nem tão largo, e é geralmente em tons dourados, usado com o laço Otaiko, que é comum a todas as mulheres casadas, no entanto nas geishas a diferença é a sua camada dupla e maior tamanho. O obi é usado abaixo do peito, podendo assim a geisha exibir as suas formas ao contrário da maiko. O obi é ligeiramente cruzado, o que é considerado sexy e elegante. O juban da geisha é geralmente cor de rosa e sem muitos desenhos, e geralmente ela usa apenas komachi geta, getas normais ou zori, que nunca exedem muito mais que 5 centímetros de altura. A geisha tem os seus lábios completamente pintados de vermelho o que indica o seu status de que é uma mulher adulta e com conhecimento nas várias artes.

 

Pontos de referência de uma Geisha

 

Algo que tanto maiko como geisha têm semelhante, é o seu eriashi. Eriashi a parte do pescoço que tanto geishas como maikos deixam visivéis. É fácil de distinguir quando vemos uma delas de costas, e notamos a bela forma em "U" que o seu kimono faz à volta do seu pescoço, deixando também um pouco das suas costas exposto. Existe o desenho chamado "As três pernas" que é a forma que se vê pintada pela maquilhagem branca e deixando apenas um pouco da cor da sua pele exposta. Geralmente são pintadas apenas duas "pernas", mas em ocasiões especial são pintadas sempre três, não se sabe ao certo o porquê. Nas maiko este desenho é proeminente, enquanto que nas geishas é mais recatado e a forma das "três pernas" está geralmente oculta pela sua taka shimada. É dito que este é um simbolo erótico, que diz-se ser a forma da genitalia feminina. Exibir o pescoço é tão sensual para os japoneses como exibir as pernas para os ocidentais, e é talvez um dos simbolos mais conhecidos das maiko e das geishas.

 

 

As diferenças entre ambas existem para nos dizerem muito, se soubermos o que a sua linguagem quer dizer, e ajudam a distingui-las de forma única e extremamente envolta em simbolismo.


publicado por © Kimino San às 19:38
link do post | comentar | favorito








































Kimono PT 2010 - 2017 © Todos os direitos reservados

Mais sobre mim


Meu Perfil

Adicionar

. 1 seguidor

~*~
Sobre
As Nossas Actividades
Deseja a nossa Colaboração para um Evento?

Diário
Noticías/Novidades
Loja Kimono PT
Contacto
Livro de Visitas

O mundo do kimono


A Arte de Vestir o Kimono
História do Kimono
Tipos de Kimonos
Ocasiões para cada Kimono
O que calçar com Kimono
Raridades

O Obi


História do Obi
Tipos de Obi
Tipos de Musubi

Tutoriais


Adquirir um Kimono
Acessórios necessários
Como vestir
Como dobrar
Cuidados a ter

Links Utéis


Lojas
Fóruns
Sites

Geisha & Maiko


Desmistificar a Geisha
Diferenças entre Maiko e Geisha
Penteados de uma Maiko

Kimono & Curiosidades


Festa Do Japão 2014
Oferecer um Kimono no Natal
Etiqueta para se estar perto de um Kimono
O que é o Kitsuke?
Distinguir Kimonos falsos de Kimonos Genuínos

Pesquisar

 

Kimono PT Blog

Arquivo

Novembro 2015

Agosto 2015

Março 2015

Novembro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2010

Abril 2010







Estamos na JapanNET!



FromJapan (Serviço mediador)